terça-feira, 18 de setembro de 2012

O crente e a tamargueira


Mensagem da palavra de Deus

Tema: O crente e a tamargueira

Referência: Jeremias Cap. 48:6

Jeremias profeta usado por Deus num ministério de 40 anos aproximadamente Filho do sacerdote Hilquias  da Tribo de Benjamim nasceu entre 650 a.C. e 640 AC em Anadote da Tribo de Benjamim  morreu no Egito, em 580 a.C.

Contexto a palavra de juízo da parte de Deus para o povo de coração endurecido O profeta exorta o povo a se afastar destes povos pecadores e coloca ,é ser melhor ser como uma tamargueira no deserto do que conviver no pecado. Por quê?

*O crente possui características peculiares á tamargueira quais são.

Tamargueira (Hebraico) “Eshel” refere-se a uma espécie de junípero anão e chocho e de casca adstringente da família das tamarináceas. Que cresce nas partes mais estéreis do deserto. “Arbusto solitário”.

1°-Característica peculiar (Ambos precisam ser pequenos.).

I Samuel (cap. 16:11) Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui.

·JUÍZES (cap. 6)·15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

2°-Característica peculiar (Ambos precisam de um revestimento)

Para sobreviver ao calor do deserto à casca desta árvore era grossa característica de toda vegetação em solo infértil (exemplo são as árvores do cerrado).

·ATOS (cap. 1) ·8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

Para fazer a obra do Senhor precisamos ter o revestimento do Espírito do Senhor todos os heróis da bíblia eram cheios do Espírito de Deus.

*José resistiu ás tentações por causa deste revestimento.

Gênesis cap.41 vers.38 Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?

Davi venceu por causa deste poder.

1Samuel Cap.16 vers.13 Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá.

Quando o forte sansão perdeu esse poder se tornou um escravo.


3°-Característica peculiar (Aparente Solidão no deserto).


O profeta Elias se sentiu sozinho por um momento.

·I REIS (cap. 19)·4-5 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.

Vers.8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.


Isaías cap.41 vers 1,2 Mas agora, assim diz o Senhor que te criou ó Jacó, e que te formou ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.


Salmos 139 vers. 7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?


4°-Característica peculiar (Precisamos ter raízes profundas).

Embora a árvore seja de pequeno porte suas raízes chegam á crescer 80 metros em busca de água. Tipifica o crente estruturado na bíblia e na oração.

O caso de Daniel que não pecou por causa de sua estrutura espiritual.

Cap.1 vers.8 Renunciou aos manjares de Babilônia.

*Por causa disto prosperou nos reinados de Nabucodonozor,Dario e Belsazar.

Falar acerca do livramento que Deus proporcionou á Daniel durante seu ministério


5°-Característica peculiar (mesmo feridos precisamos dar frutos).

A tamargueira quando atacado pelas Cochonilas “uma espécie de parasita do qual é extraído um tempero do mesmo nome” segrega uma resina comestível chamada também de Maná.

*Paulo e Silas feridos abalaram o alicerce de Filipos e ainda por cima ganharam a alma do carcereiro (atos cap.16)

*Jesus Cristo ferido na Cruz salvou um malfeitor
·Lucas cap. 23 vers 43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.



                        








                                   Julianogomesministro@hotmail.com

4 comentários: